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Esporte desenvolve corpo, mente e promove respeito às tradições culturais

Foto: Larissa Ramos

A rotina de um estudante salesiano vai muito além das aulas tradicionais quando a curiosidade é o motor da aprendizagem. Nos dias 27 e 28 de setembro, a Semana de Mostra Científica Salesiana – SEMOCS transformou o cotidiano dos estudantes do Fundamental Anos Finais em uma jornada pelo conhecimento científico. Entre maquetes, experimentos sensoriais e expressões artísticas, a SEMOCS foi uma janela para o futuro, que instigou os jovens a pensar de forma crítica sobre os desafios do mundo.

A professora de ciência Taisa Said explica que esse projeto reforça e integra múltiplas formas de aprendizado. “A importância da SEMOCS para a comunidade salesiana é fomentar a ciência no cotidiano em diversas linguagens, em diversas artes: no teatro, na música, na dança e em todas as outras expressões da ciência”.

Foto: Larissa Ramos

Na sala do professor Ulisses Lima, conhecido na capoeira como mestre Osso Duro, o esporte se mistura com a arte, educação, cultura e identidade. O foco vai além das habilidades físicas, psíquicas e motoras, ele está na relação entre indivíduo, sociedade, cultura e etnicidade.

Foto: Lorena Oliveira

Isabele Cristina, estudante do 7° ano, compartilha da mesma visão otimista de Ayla. “Estou achando incrível. É uma feira científica em que podemos explorar os cantos mais inesquecíveis do nosso conhecimento. A gente se diverte e explora ao mesmo tempo. Há uma comunhão entre a razão e o divertimento, é um lugar mágico”.

Planetário

A imersão começa logo no Planetário, um ambiente cuidadosamente criado para recriar a vastidão do espaço sideral, com projeções realistas. Entre projeções de estrelas e planetas, os estudantes puderam aprender, de forma prática e interativa, sobre o sistema solar e os mistérios que o cercam.

O Observatório do Conhecimento

As atividades não pararam por aí. O Observatório do Conhecimento ofereceu uma experiência que uniu ciência, matemática e meio ambiente. De forma interativa, os visitantes foram desafiados a encontrar soluções para questões como o consumo consciente e a sustentabilidade, enquanto refletiam sobre os impactos das escolhas cotidianas no planeta.

Foto: Lorena Oliveira

O projeto também priorizou o protagonismo juvenil. Como as estrelas do projeto, os próprios alunos explicaram suas pesquisas, detalharam seus trabalhos e interagiram com os pais e visitantes.

“É muito legal ver os nossos pais virem prestigiar a gente. É uma evolução, que sempre que participamos de uma culminância como essa, a gente aprende mais”, diz Antônio Sampaio, estudante do 6° ano, ao destacar o valor desse reconhecimento.

A Ciência dos sentidos

Foto: Larissa Ramos

Se a ciência nos ensina a ver o mundo, a SEMOCS fez isso literalmente com as salas sensoriais. Dividida em temáticas como Café, Chocolate e Cinco Sentidos, essas salas levaram os visitantes a um universo de experimentações gustativas, olfativas e táteis.

Na sala do chocolate, por exemplo, os alunos aprenderam sobre a cadeia produtiva do cacau, desde sua importância econômica até sua relevância cultural, ao mesmo tempo em que degustavam o produto final.

Do outro lado, a ciência e a cultura se entrelaçam. O espaço dedicado ao café proporcionou uma imersão nas sensações e histórias que cercam essa bebida tão brasileira.

Foto: Larissa Ramos

Essas experiências sensoriais tinham o objetivo de provocar reflexões sobre como nossos sentidos moldam nossa percepção do mundo e podem ser usados como ferramentas para o aprendizado.

Ciência e emoção

Foto: Larissa Ramos

No SEMOCS Show – Sabor e Sentimento, os estudantes subiram ao palco para revelar como a ciência e as emoções estão conectadas. Os estudantes apresentaram esquetes e performances artísticas que ligavam sentimentos de alegria, medo e surpresa a reações químicas e biológicas. Foi uma aula de ciências que se transformou em espetáculo.

Palestras que fazem pensar

Foto: Lorena Oliveira

Para além do lúdico, a SEMOCS trouxe discussões importantes e urgentes. Nas palestras, temas como a produção sustentável de chocolate, ministrado por Alessandra Nascimento, e a cadeia produtiva do café, com Fernando Oliveira, chamaram atenção para a importância do consumo consciente e da sustentabilidade.

Para tal aluno do ano, experiências como essas “Nos proporciona conhecer muitas áreas da ciência, como as plantas, microrganismos, e trabalhar tudo o que a gente fez durante o ano. Assim, os pais podem conhecer tudo o que a gente fez”, relata Julia Barros, aluna do 7° ano.