Logo Salesianos

Evento teve a presença de autores, palestrantes, cordelistas e contadores de histórias.

A 7ª edição da Feira Literária Salesiana (FLISA) aconteceu no Liceu Salesiano do Salvador, nos dias 15, 17 e 18 de abril. Este ano, a feira teve dois temas, o Dia Nacional do Livro Infantil, para os estudantes da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais, e a Independência da Bahia para os educandos do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. O evento tem como objetivo principal incentivar o hábito da leitura às crianças e aos jovens.

No sábado (15), data de início da feira, os estudantes e suas famílias desfrutaram de oficinas de arte, música, teatro e inglês, além da presença das autoras Ana Paula Mira, Thaís Vivas e Maria Antônia Coutinho, que contaram histórias autorais e participaram de sessões de autógrafos. A mostra também teve como convidada a contadora de histórias Terezinha Passos e o Dr. Alessandro Marimpietre, psicólogo, neuropsicólogo e autor do livro “Quando Somos Um Só”, que trouxe a palestra: Pais e filhos do século XXI – Desafios de uma parentalidade atual, com as principais dificuldades para educação dos filhos na era da informação e tecnologia.

Os alunos do 1º ano também participaram da contação de história do livro “Animatrópole”, com a autora Eliana Oubiña, que aconteceu na última segunda (17). Para os estudantes do 6º e 7º anos, o livro escolhido foi “Salvador na Fobica Voadora”, da autora Joelma Queiroz, que relata a história da cidade de uma maneira lúdica. Neste mesmo dia, aconteceu o intervalo interativo em inglês para os educandos do Ensino Médio.

No último dia da FLISA, os estudantes da Educação Infantil receberam a autora Palmira Heine que contou a história de Amendoim, uma tartaruguinha que foi afetada pela poluição deixada pelos seres humanos. O evento também abordou o 2 de Julho, contado em ritmo de cordel, numa apresentação feita por Osmar Tolstói aos estudantes do 8º e 9º ano. Além das programações diárias, a escola recebeu algumas editoras para exposição e venda de livros.

Para Simone Santana, Coordenadora da Biblioteca Nossa Senhora Auxiliadora e idealizadora desta edição, a Feira Literária Salesiana é importante para incentivar a leitura e a escrita, buscando sempre aprender a entender o mundo. “A FLISA está voltada para a difusão, valorização do livro e o fomento da leitura, na escola e fora dela. É uma ferramenta de promoção da educação e da cultura e um instrumento de divulgação”, afirmou.

A educadora ainda promoveu a Premiação dos Leitores, feita entre os estudantes com mais livros lidos na biblioteca do colégio, reforçando a finalidade da ação.