1° encontro de 2024 abordou temas como afeto, educação e a herança deixada por Dom Bosco
No último sábado (2), o auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco foi palco do 1º Encontro de Educadores Novatos de 2024, promovido pelo Núcleo de Formação Continuada com o intuito de promover a integração dos colaboradores no que se refere à cultura, missão e valores da educação preconizada pelos Salesianos. O evento reuniu educadores das duas casas salesianas na Bahia: Liceu Salesiano do Salvador e Colégio Salesiano Dom Bosco.
O encontro teve início com uma dinâmica da Pastoral do Salesiano Dom Bosco Salvador, que animou os educadores com música, oração e reflexão. A presença do Padre Maurício Lima também enriqueceu a formação com ensinamentos sobre os princípios de Dom Bosco e sua importância para o crescimento pessoal e profissional dos educadores.
Ele também destacou a relevância da formação salesiana para os novos colaboradores afirmando que – “seguir o legado de Dom Bosco significa transmitir conhecimento e cultivar relações de afeto, amizade e confiança com os jovens, especialmente nos momentos de recreio”.
Gustavo Nery, supervisor do Departamento de Artes e Cultura – DACS do Liceu Salesiano do Salvador, apresentou a história de Dom Bosco e enfatizou a necessidade de cultivar um ambiente saudável e acolhedor para os jovens, além de sugerir a leitura da Carta de Roma, documento importante para os educadores.
Maíse Cordeiro, coordenadora do Núcleo de Formação dos Salesianos Bahia, anunciou que este foi o primeiro de uma série de três encontros para a formação dos novos educadores. “A nossa equipe está comprometida em oferecer uma formação sólida e continuada para todos os educadores, para que possam desempenhar seu papel com amor e comprometimento”.
O encontro foi encerrado com uma bênção especial, desejando que todos os educadores sejam abençoados em seus espaços de trabalho e possam seguir o exemplo de Dom Bosco na educação e formação dos jovens.