Mês de maio é dedicado à memória afetuosa de Maria, a Mãe Auxiliadora e protetora dos Salesianos

 

Nesta terça-feira, 24, o Santuário do Liceu Salesiano do Salvador, viveu um dos seus momentos mais bonitos: a celebração da Missa solene em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo Pe. Eudes Barreto Fernandes e concelebrada pelos padres Carlos Alberto e José Wilker, com a presença da Comunidade Educativo-Pastoral, educadores, alunos e ex-alunos.

Aqueles que estiveram presentes puderam intensificar seus pedidos e orações na acolhida e escuta da Palavra de Deus, nos cânticos espirituais e na recepção do andor com a imagem de Nossa Senhora. Dom Bosco acreditava que cada jovem que entrava em uma casa salesiana era trazido pelas mãos de Nossa Senhora e na comemoração em homenagem a Ela, os nossos alunos e ex-alunos salesianos tiveram participações emocionantes a exemplo de dois estudantes da 3ª série do Ensino Médio, o Gustavo Cardoso, que proferiu um discurso de agradecimento em nome da turma, e Tuhela Sabi, que de forma belíssima trouxe representatividade para a cena ao interpretar a Nossa Senhora negra.

As artes cênicas continuaram abrilhantando a celebração com grupos de dança de vários segmentos, além de uma apresentação musical do ex-aluno Gabriel Pinheiro, que cantou e encantou a todos com sua voz de tenor ao interpretar a canção “Ave Maria”. As celebrações tiveram início no dia 23, com a Santa Missa para os alunos e professores do 6º ao 8º ano, celebrada pelo Diretor Pe. Eudes Barreto Fernandes e concelebrada pelo Pe. José Wilker.

Coroação – O mês de maio é tradicionalmente marcado pelas comemorações em honra a Nossa Senhora Auxiliadora, escolhida por Dom Bosco como protetora dos Salesianos. A programação do Mês Mariano contempla acolhidas festivas pela equipe de Pastoral, além de ações para melhor vivenciar as virtudes marianas contidas na espiritualidade salesiana, como a escrita dos pedidos para Nossa Senhora, Tarde Mariana, Missas, peregrinação de Nossa Senhora nas salas de aula e setores e os “bons-dias” com as temáticas do mês.

A intenção de oferecer um mês em honra à Virgem Maria vem do Pai e Mestre da Juventude com a proposta aos seus filhos espirituais de valorização a presença Dela no mistério da Salvação e vida de cada um dos jovens. Para finalizar as festividades, nos próximos dias 30 e 31, haverá a coroação da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, no Salesiano Dom Bosco e no Liceu Salesiano do Salvador, respectivamente.

Texto: Ana Flávia Marinho
Revisão: Cyda Brito
Fotografia: Larissa Ramos