Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

A celebração com programação literário-cultural acontece até o dia 01/abril e recebe artistas e coletivos nordestinos como Edgar Abbehusen, Neojiba e Spray Cabuloso

Há 122 anos o Colégio Salesiano do Salvador envolve sua trajetória com a história da Bahia, participando ativamente de grandes eventos e formando diversas personalidades, de artistas a políticos locais e nacionais, através de uma educação humana e ensino baseado em valores. Sua biblioteca, espaço didático-interativo, é um vetor importante neste processo e, desde 1983, vem promovendo uma experiência integrada de educação.

Nesta sexta-feira, 11, aniversário da instituição, a Biblioteca Nossa Senhora Auxiliadora será entregue à comunidade escolar, após reforma importante e reestruturação baseada nas diretrizes da Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Instituições (IFLA/UNESCO) e NBR 9050:2015 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).

A modernização do espaço culmina com a proposta de oferecer à comunidade escolar um centro de aprendizagem, bem como espaço lúdico de fomento à leitura, cultura e compartilhamento do saber. O projeto arquitetônico segue padrões nacionais e internacionais de bibliotecas escolares, incluindo espaços como leitura na primeira infância, gibiteca, cordelteca e espaço multimídia. No espaço cordelteca, destacou-se um mural em xilogravura  assinado pela artista visual Miu Monteiro, inspirado no cordel “Nossa Senhora Auxiliadora – Mãe e Mestra dos Alunos” de autoria do Padre Valdemar Pereira dos Santos (SDB/BA).

A programação cultural recebe diversos escritores e outros artistas nordestinos, tais como Emília Nuñez, autora do livro “A menina da cabeça quadrada”; Palmira Heine, que escreveu “Amendoim e a tartaruguinha encantada”;  Renata Fernandes, do livro “Só o sábio sabiá sabia onde o sapato subia “, o escritor Edgar Abbehusen; o ilustrador Renato Barreto; coletivo de cordelistas “Grupo Pra Lá e Pra Cá”; Cleise Mendes escritora da Editora Caramurê; a escritora de o “O Voo da Xica”, Lucianna Ávila, e o músico Marcos Bezerra; escritora mirim Luiza Meireles; grafiteiro Marcos Costa (Spray Cabuloso); Núcleo de Cordas Dedilhadas Neojiba.

Outro espaço que também será reinaugurado na data é o salão de eventos do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. As atividades são restritas a comunidade educativa, no ambiente presencial, mas, no digital, podem ser acompanhadas por todos os interessados através do instagram dos Salesianos Bahia: @salesianos_ba. Confira a programação completa abaixo:

 

Reinauguração da Biblioteca Nossa Senhora Auxiliadora

Programação Cultural

 

11/03: Cerimônia de reinauguração

 

14/03: Contação de histórias musicalizada e encontro com a autora Emília Nuñez

Livro: A menina da cabeça quadrada

 

15/03: Contação de história e encontro com a escritora Palmira Heine

Livro: Amendoim e a tartaruguinha encantada

 

17/03: Conversa sobre o processo criativo de roteiro de HQ’s com Renato Barreto

 

18/03: Bate-papo sobre graffiti e demonstração in loco com Marcos Costa (Spray Cabuloso)

 

21/03: Contação de história

Livro: O Piquenique Do Catapimba / Autora: Ruth Rocha

Entretenimento cultural: Trilha Literária

 

22/03: Encontro com o escritor Edgar Abbehusen

 

23/03: Mostra da Cultura do Cordel com o Grupo Pra Lá e Pra Cá

 

24/03: Contação de história e encontro com a escritora Renata Fernandes

Livro: Só o sábio sabiá sabia onde o sapato subia

 

25/03: Contação de história musicada e encontro com a escritora Lucianna Ávila e o músico Marcos Bezerra

Livro: O Voo da Xica

 

28/03: Encontro com a escritora Cleise Mendes / Editora Caramurê

Livro: Boca de Cena

 

30/03: Oficina literária: Machado de Assis e os Memes

Encontro com a consultora pedagógica da plataforma Árvore Livros

 

31/03: Apresentação musical com o Núcleo de Cordas Dedilhadas Neojiba

 

01/04: Encontro com a escritora Luiza Meireles

Você também pode ser um autor mirim

 

Serviço de biblioteca do futuro

Inaugurada em 1983, a Biblioteca Nossa Senhora Auxiliadora começou com um pequeno acervo de pesquisa com obras convenientes aos estudos das matérias ensinadas naquela época. Atualmente, o acervo reúne aproximadamente 6.000 exemplares de livros físicos e periódicos nacionais, que podem ser acompanhados através de totem de autoatendimento que oportuniza simplificar as operações de empréstimo e devolução de obras. Além disso, a biblioteca conta com a parceria da plataforma de livros digitais – Árvore Livros – que conta com mais de 33 mil títulos selecionados e organizados para cada segmento escolar, disponível em três idiomas e ambiente gamificado para todos os alunos e educadores.

Todos os serviços disponíveis buscam proporcionar a formação e desenvolvimento do processo de competência informacional dos alunos objetivando a construção de cidadãos autônomos na busca pelo conhecimento.

 

122 anos formando cidadãos para o futuro 

Referência em Educação na Bahia, o Liceu Salesiano do Salvador foi inaugurado em 11 de março de 1900, após escolha do local pelo padre Giordano, primeiro salesiano a chegar na Bahia em 1897. Com arquitetura neoclássica e moderna, o prédio centenário da tradicional instituição de ensino iniciou suas atividades com as escolas profissionais e marcou a história da Bahia e do Brasil, sobretudo da juventude menos favorecida, a exemplo dos jovens órfãos de Canudos.

A professora e poetisa Amélia Rodrigues marcou profundamente a história salesiana, porque foi sua constante intercessão ao inspetor salesiano no Brasil à época, P. Alberti, ainda em 1896, que garantiu a chegada dos Salesianos em solo baiano. Em homenagem ao seu primoroso serviço à comunidade salesiana, seus restos mortais descansam atrás do altar-mor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, anexo ao colégio no bairro de Nazaré.