Equipes puderam ampliar o conhecimento sobre tecnologia e conhecer atividades desenvolvidas na Liga da escola
As alunas do Liceu Salesiano do Salvador participaram, na tarde da última quinta-feira (4), da Aula Aberta de Robótica promovida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) dos Salesianos Bahia. Com o tema Super Powered, as educandas puderam ampliar o conhecimento sobre tecnologia e assumir o protagonismo dos desafios da First Lego League (FLL). A ação atendeu estudantes do Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, as quais se inteiraram das atividades desenvolvidas na Liga da escola.
No decorrer da atividade, as equipes formadas precisaram configurar os robôs e modelar uma programação de funcionamento dos aparelhos por meio do trabalho colaborativo. Vivenciando a proposta de cooperação e parceria da aula experimental, as jovens salesianas tiveram a oportunidade de elaborar construções, levantar hipóteses e aguçar a curiosidade, na resolução de problemas, em etapas teste e de apresentação.
Para o coordenador do NTE, Marcus Brandão, a combinação de habilidades táticas e perspectiva feminina sobre as carreiras em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) tem um potencial enorme de oferecer novas possibilidades para este campo da ciência, que ainda possui estereótipos de gênero. “Quando mulheres são representadas em atividades e eventos de tecnologia, isso pode inspirar as demais a seguir o mesmo caminho de sucesso. Em meio a sincronia de tantas ideias e inventividade complementares, pude enxergar uma colaboração entre nossas alunas que é muito própria da presença feminina nas áreas do conhecimento”, concluiu.
A atividade também contou com a participação da equipe de Tecnologia da Informação (TI) da instituição, coordenada por Davi Lopes, e com a presença do gestor administrativo Daniel Torres.
Liga de Robótica Salesianos Bahia – Coordenada pelo NTE, a liga tem o intuito de encorajar os estudantes salesianos em valores relacionados à curiosidade, trabalho em equipe, criação e colaboração de diferentes áreas do conhecimento. Com os treinamentos ministrados nas aulas, as equipes já participaram de competições e torneios de robótica nacionais e internacionais, como a FLL e OBR.
Por Assessoria de Comunicação – Salesianos Bahia