A estudante participa da seletiva para Gymnasíade, um evento multiesportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar

Maria Eduarda, 17 anos, é estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano do Salvador e foi convocada pela Federação Baiana de Esporte Escolar – FBEE para integrar a Delegação Baiana de Vôlei de Praia na Seletiva Nacional da Gymnasiade, que acontecerá no período de 14 a 18 de abril de 2022, na Cidade de Rio Branco – AC.

A adolescente iniciou a carreira jogando em quadra há 6 anos, onde colecionou diversos títulos e participações em competições escolares. No final do ano passado, ela teve um giro na carreira quando foi convidada por um técnico amigo do seu professor na época, a se aventurar nas areias das praias de Salvador. O resultado foi surpreendente, com apenas uma semana na modalidade, Eduarda participou do Campeonato Baiano de sua categoria e, já na estreia, conquistou o 1º lugar.

Eduarda começou a carreira nos esportes ainda criança, como estratégia para melhorar a sua saúde, mas os benefícios foram além. “Antes do vôlei, eu era extremamente tímida e tinha dificuldade com atividades em equipe. Ao chegar no Salesiano, fui acolhida no esporte e desenvolvi muito.”, relata a estudante que hoje se considera altamente comunicativa.

A história de Eduarda reforça a máxima da pedagogia salesiana que credita aos esportes um meio de promoção de vida, conforme afirmou Dom Bosco: “Os esportes são meios eficazes para promover a saúde, a disciplina e a honestidade.”

Texto: Elder Santos
Revisão: Emanuelle Santos
Fotografia: arquivo pessoal