Logo Salesianos

SALESIANOS

SALESIANOS NORDESTE

A equipe “Tríplice Blues”, integrada pelas estudantes Dandara Dias, Maria Clara Lessa e Mariana Rebouças, alunas da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano do Salvador, orientadas pela professora de História Daniela Torres, está na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A 12ª edição da competição, promovida pelo Departamento de História da Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo, contou com a participação de 17,4 mil equipes de todos os estados brasileiros, reunindo cerca de 70 mil estudantes. No próximo dia 22, será realizada a cerimônia de premiação, com transmissão virtual.
“A Olimpíada, esse ano, nos proporcionou uma sensação única e inexplicável. Com um ano repleto de tantas adversidades, a história se tornou combustível para conhecer as narrativas silenciadas por muito tempo. Essa experiência vai muito além do conhecimento acadêmico: ela é sinônimo de resistência, determinação e autoconhecimento. Esse ano não teremos a sonhada viagem para Unicamp, mas a vitória por chegar até aqui foi tão grandiosa quanto”, disse a aluna Dandara Dias.
Para Maria Clara Lessa, o valor não está apenas em arrumar as malas ansiosas para a ida até Campinas, mas, principalmente, o lugar em que alcançaram em trio mesmo sendo as três tão diferentes uma das outras. “O companheirismo e união fez com que estivéssemos onde estamos”, explica entusiasmada.
“O suporte das orientadoras trabalhando nosso emocional também é admirável, mostra como na vida somos uma corrente de apoio e sem ajuda não chegamos a lugar algum, o combo do suporte pedagógico com a dedicação do trio foi incrível e merecedor de uma final com grandes mulheres”, conta Mariana Rebouças.
“Tem mais de 10 anos que participo da ONHB, representando o Liceu Salesiano. Neste ano, a competição foi bastante diferente, com a chegada da pandemia, me vi conectada com os alunos numa realidade totalmente dissemelhante dos anos anteriores. O script foi alterado, não tínhamos mais os encontros presenciais semanais para debater a prova, estávamos nos encontrando aos domingos. Contudo, fiquei tão próxima dos alunos que, por algumas semanas, cheguei a esquecer que estávamos tão distantes”, conta a professora Daniela Torres. “A partir de agora, estamos na torcida pela equipe das nossas alunas, que já faz parte das 421 melhores de todo o País”, frisa.
O quarteto de garotas contou com o apoio de um time de primeira durante as seis fases da competição: a professora de Redação, Marise Figueira, a professora de História, Sara Santos, e Carla Lessa, ex-aluna salesiana, finalista da ONHB e estagiária da competição.