Apresentação

O Colégio Salesiano do Salvador é uma unidade de educação da Inspetoria Salesiana do Nordeste, integrando o vasto leque de atividades dos salesianos nessa região nas áreas de educação, evangelização e assistência social. No panorama nacional, faz parte da Rede Salesiana de Escolas.

O Colégio Salesiano do Salvador tem a missão de atuar no campo da Educação, tendo em vista valores e princípios cristãos e a excelência no ensino, de acordo com as exigências da sociedade atual, de modo que os alunos se tornem “bons cristãos e honestos cidadãos”.

O ‘S’ em vermelho significa o caminho de Cristo, trilhado por Dom Bosco e Madre Mazzarello, e que por nós deve ter continuidade na busca por um projeto de vida ou missão. A auréola em azul representa o lugar da missão no mundo, particularmente no Brasil, objetivando sempre a santidade.

Traços Históricos

No começo de 1897, chega à Bahia o primeiro salesiano, O Padre Lourenço Giordano. Ele vem falar com o arcebispo sobre a nova fundação. Em setembro do mesmo ano, o General Dr. José Leôncio de Medeiros vai a recife buscar o Pe. Giordano que deverá escolher o lugar. Ele percorre ruas e bairros, Nazaré foi o local escolhido. Efetuada a compra do terreno, inicia-se a construção do magnífico prédio.

Em 05 de novembro de 1899, o Pe. Luiz Della Valle toma posse do novo estabelecimento e, em 11 de março de 1900, é inaugurado o Liceu Salesiano do Salvador.

Quem Somos

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos reconhecidos na Igreja Católica como instituto religioso clerical, de direito pontifício, dedicado às obras de apostolado, a partir de 1º de março de 1869. Somos ainda, uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar onde somos chamados, trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens através da educação e da evangelização. Acreditamos que a nossa total dedicação a eles é o nosso melhor presente à humanidade.

A Congregação Salesiana conta, hoje, com 11.069 sacerdotes, 17 diáconos e 2.317 coadjutores que trabalham lado a lado em comunidades a serviço dos jovens de todo o mundo. (Fonte. CG26, 21)

Vocação e Missão

Educação e evangelização estão no centro de nossa missão. O serviço ou projeto educativo pastoral que realizamos objetiva a promoção integral da pessoa. A opção pelos jovens se traduz em tornar profunda a nossa credibilidade como “sinais e portadores do amor de Deus” para cada um deles.

As atividades e obras através das quais nós, salesianos, preferimos desenvolver a missão, dependem das necessidades e das situações das pessoas que servimos. Realizamos atividades e obras nas quais é possível promover a educação humana e cristã dos jovens como: O Oratório e o Centro Juvenil; A Escola e a Formação Profissional; O internato e o pensionato; A presença no mundo da Universidade; A Paróquia; Obras e serviços sociais para os jovens em situação de risco; A comunicação social (Rádios, TVs…). Também existem outras novas formas de presença salesiana entre os jovens: A Articulação da Juventude Salesiana (AJS); O Voluntariado Salesiano; Serviços de orientação vocacional; Serviços especializados de formação cristã etc.

Rede Salesiana

rse-logoA Rede Salesiana é a maior rede de escolas católicas das Américas com 117 colégios distribuídos no continente. No Brasil, um país de dimensões continentais, a rede busca padronizar a qualidade do ensino internacional, dentro de uma proposta que, por outro lado, também considera as diferenças e peculiaridades de cada estado, preservando a unidade salesiana.

Só no nosso país somos cerca de 90 mil alunos e 5 mil educadores, em mais de 110 escolas de 70 cidades brasileiras.

As duas escolas da rede na Bahia – Colégio Salesiano do Salvador, em Nazaré, e Colégio Salesiano Dom Bosco, na Avenida Paralela – fazem parte do Polo Nordeste da Rede Salesiana, recebendo anualmente, pelo menos, duas visitas técnicas da gestora do Polo.

As duas instituições baianas são dirigidas pelo padre Eliano Queiroz, e compartilham o mesmo objetivo: aliar os princípios católicos e pedagógicos salesianos às novas tecnologias e conhecimentos modernos, fazendo da escola um centro de formação altamente qualificada para crianças e jovens, assim como para professores e demais profissionais da equipe.